terça-feira, 27 de março de 2012

Higienização de óculos 3D e gratuidade nos transportes públicos para idosos com 60 anos de idade serão discutidos hoje no Legislativo de Cabo Frio

O vereador líder da Oposição Dr. Taylor da Costa Jasmim Junior (PRB) apresentará na sessão de hoje (27) projetos de lei de extrema relevância para sociedade Cabofriense.

O primeiro determina que os cinemas tenham cuidados especiais com a higienização do objeto (Óculos 3D) usado pelo público. O projeto de Lei determina que após cada sessão os óculos sejam lavados com água quente, detergente e bactericida. Eles devem ser colocados em saquinhos esterilizados embalados a vácuo. Os cinemas também terão a alternativa de oferecer óculos descartáveis. A medida tem o objetivo de oferecer maior conforto e saúde ao público e não deve gerar custos adicionais.



Para o cinema que não realizar a limpeza correta dos óculos, a multa prevista é de R$ 5 mil. Em caso de reincidência, o cinema poderá ter a atividade suspensa e a licença, caçada de acordo com artigo do Código de Defesa do Consumidor. 

- O cinema de Cabo Frio com certeza faz a limpeza, porém não no intervalo entre uma sessão e outra. Isso se faz extremamente necessário, se aprovado agora eles serão obrigados a fazer, afirmou o vereador do PRB e autor do projeto de lei, Taylor Junior.

Diversas unidades públicas de saúde e os consultórios particulares registram aumento no atendimento dos casos de conjuntivite viral aguda, e os médicos alertam para o risco da transmissão da doença através dos óculos 3D, distribuídos nas salas de cinema, no entanto, entre outros fatores que contribuem para a proliferação dos casos de conjuntivite nesta época do ano. é fato de que, com o frio, as pessoas preferem ficar em locais fechados, com pouca ventilação. Causada por vírus, a conjuntivite provoca coceira, dor, inchaço e irritação nos olhos. Os oftalmologistas alertam ainda que os óculos podem servir como fonte de contágio não só da conjuntivite, mas de outras doenças oculares.

Outra grande iniciativa beneficia os idosos do Município de Cabo Frio, o projeto de Emenda que altera o Inciso I, do artigo 200 da Lei Orgânica do Município, passará a prever gratuidade nos transportes coletivos para os maiores de 60 anos. A gratuidade era somente assegurada aos maiores de 65 (sessenta e cinco) anos conforme estatuto do idoso e no caso das pessoas compreendidas na faixa etária entre 60 (sessenta) e 65 (sessenta e cinco) anos, a legislação local iria dispor sobre as condições para exercício da gratuidade nos meios de transporte.


Para o vereador autor o projeto está corrigindo e adaptando a legislação municipal à legislação federal. Atualmente apenas idosos com mais de 65 anos tem passe-livre, mas se o projeto for aprovado pelos vereadores e sancionado pelo Executivo Municipal, todas as pessoas a partir de 60 anos poderão usufruir gratuitamente do transporte.

- Estou cumprindo o meu  papel ao promover a alteração da Lei Orgânica, uma vez que esta atribuição é exclusiva do Legislativo e se faz tão necessária, destacou o vereador Taylor Junior.

Nos últimos anos o Brasil registrou um aumento considerável no número da população idosa. Conforme dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) até 2025 o Brasil será o sexto país do mundo com maior número de pessoas idosas. Nos últimos 40 anos o número de brasileiros idosos aumentou significativamente, passando de três milhões em 1960 para mais de 15 milhões atualmente. Segundo as estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2020 este número poderá chegar a 32 milhões.


-- 
Assessoria de Comunicação,

Dr. Taylor da Costa Jasmim Junior
Vereador Eleito no Município de Cabo Frio
Médico Formado pela UNIG , Pós Graduado em Ginecologia e Obstetrícia, na Santa Casa da Misericórdia, no Rio de Janeiro
Telefones: (22)2647-3636 - Ramal: 218, Fax:(22)2647-1810

0 comentários:

Postar um comentário